Histórias de Sherazade

Histórias de Sherazade

domingo, 9 de março de 2008

A magia do perfume





















Eu sei que o perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma , porém, para mim ele é muito mais que isso.
Acho que o perfume tem um certo poder mágico de nos transportar ao passado, às recordações que estão adormecidas dentro do nosso cérebro.
É alguma coisa mágica, do outro mundo!
Talvez seja por isso que gosto tanto de jardins e flores. Não há nada mais gostoso do que sentir o perfume libertado através das flores espalhando-se pelo ambiente do jardim quando o vento sopra, apesar dele não pode ser visto ou tocado.
Tenho que admitir, o mundo é muito bonito. Essa beleza é grátis, existem as flores: , flamboyants, primaveras, ipês amarelos, roxos e brancos, romanzeirasl, os jasmins-do-cabo brancos e rosas,tão delicados, quaresmeiras carregadas, laranjeiras de flores tão belas, damas-da-noite ,lírios ,sem falar nas árvores , cujos frutos exalam um delicioso perfume.
As flores são uma festa para os olhos, e se a gente prestar atenção, uma festa para os outros sentidos também – têm perfumes às vezes deliciosos, pétalas macias de formatos e cores divinas.
Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir do lírio, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam rituais. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações.
Talvez por isso, eu o considere uma flor mágica.
Seu perfume ,quando o dia está começando, com os primeiros raios, destilado no ar é de marcar indelevelmente nossa memória olfativa e nossa memória afetiva, pois logo pensamos na pessoa que amamos.
Perfumes, aromas e cheiros, sempre mexem com a minha memória! É involuntário!
O cheiro dos cadernos novos no início de cada ano, o cheiro dos cabelos da minha boneca preferida, o aroma delicioso do bolo de laranja saindo do forno que minha mãe fazia.
É como se dentro de mim, houvesse um jardim de lírios brancos, e o perfume destes lírios exalassem a todo momento e trouxessem recordações , doçura, saudades e perdão.

Nana Pereira

Um comentário:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir